24 de mar. de 2013

Science Camp: 3º dia

Se você ainda não leu as outras partes do diário de viagem: parte 12 e 3.

Manaus é uma cidade linda, e não vivem somente índios no local, como a maioria brasileira pensa. O calor é marcante e gostei disso. Não gosto muito do frio. Acordar e ver  aquele solzão pela janela é muito gostoso.






No terceiro dia da viagem, depois do café da manhã seguimos para o INPA ( Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ). Chegando lá o diretor, Adalberto Luis Val nos recepcionou muito bem. Em seguida a cientista Flávia Capelloto Costa nos deu uma palestra sobre a mulher na ciência. 



Conhecemos as monitoras de cada grupo ( fomos divididas em 7 ) e tiramos a foto oficial.
Almoçamos por lá e tivemos a primeira oficina do dia. A do meu grupo foi sobre Bioprospecção que é um assunto bem interessante se você gosta de química ( meu caso ) e biologia. Você vai dividindo uma substância no seu máximo. Os pesquisados foram bem simpáticos conosco e pudemos ver como funciona um laboratório químico industrial.



A segunda oficina foi sobre Mamíferos Aquáticos, com foco nas espécies da Amazônia. Falaram um pouco do boto cor-de-rosa, da ariranha e do peixe-boi , que pudemos ver dentro do Instituto. Os peixes-bois sendo amamentados é uma cena fofa! Entendemos melhor como cada um desses animais vivem no habitat natural.


Me inscrevi para uma terceira oficina, sobre Ecofisiologia onde vimos o estudo dos peixes dentro do laboratório, podendo descobrir muitas informações sobre uma determinada espécie. Conseguimos retirar e ver no microoscópio os glóbulos vermelhos de uma espécie amazônica.

Saímos do INPA e seguimos para o Restaurante Choupana , onde ocupamos o restaurante quase inteiro e pudemos experimentar a comida local. Confesso que não gostei tanto do peixe, como minhas colegas, pois o peixe do Amazonas é feito no vapor, e achei que perdeu muito o sabor.

Voltamos para o hotel, tivemos nossa reunião típica de todos os dia para organização da programação do dia seguinte e fomos dormir. 

E aí? Gostaram? Já conhecem algum lugar que visitei?

Um comentário:

  1. Oi Larissa!
    Vi seu comentário no meu blog e te mandei um e-mail. Podemos conversar por lá, ou pelo facebook do blog.

    http://www.facebook.com/elasopensanisso
    http://elasopensanisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique à vontade para dar sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...