Bom, o segundo dia da viagem começou cedo. O café da manhã foi às 6:30 e todas estavam super empolgadas para que as atividades oficiais começassem.
Nossa primeira experiência foi no CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Chegando lá, ficamos aguardando as autoridades para a foto oficial. As autoridades que foram encontrar conosco foram :
- Todd Chapman, Encarregado de Negócios, Enbaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Apesar de ser americano, por morar há muito tempo no Brasil, o português dele é perfeito.
- Manoel Barral Netto, Vice-Presidente, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
- Denise de Medeiros Neddermeyer, Diretora de Cooperação Internacional, Capes/MEC e Presidente, Comissão Brasil - Estados Unidos para o Avanço das Mulheres nas Ciências
- Beatriz Ronchi Teles, Representante, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
- Vera Lúcia Lemos Soares, Secretária, Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Secretaria de Política para as Mulheres
Tiramos a foto oficial, conversamos um pouquinho com cada um deles que foram muito receptivos. Mostraram- se muito felizes com a nossa presença.
Logo em seguida, iniciou-se a 1ª Palestra com Adriana Machado, Presidente da GE Brasil. Ela foi super simpática e falou do seu papel na empresa, do papel da mulher no mercado, e das oportunidadess que nos são apresentadas dentro do mercado atualmente.
A 2ª Palestra foi ministrada por Eunice Carvalho, Vice-Presidente da Chevron Brasil. Ela é uma angolana muito simpática, que contou sua experiência de vida, como veio parar no Brasil e como a Chevron apoia o jovem e a mulher.
Tivemos um coffee-break onde comi muito pão de queijo, como uma típica mineira rsrsrs
Na 3ª Palestra, Denise Neddermeyer falou um pouco sobre o papel feminino na política e na história brasileira.
Em seguida, almoçamos no refeitório do CNPq e fizemos uma visita ao Science Corner ( Esquina da Ciência) , onde conhecemos como tudo funciona por lá e a diplomata que conversou conosco é uma fofa! Para quem é de Brasília, vale a visita!
De volta ao auditório, tivemos na mesa-redonda, o programa " Ciências sem Fronteiras " com Geraldo Nunes Sobrinho, Coordenador, Programa Ciências sem Fronteiras e o Cristiano , que estudou nos Estados Unidos pelo programa e nos contou a experiência. Amei a palestra dele falando das diferenças, dos micos que pagou lá e afirmando que com o filho longe, mãe aprende a usar facebook, skype rsrsrs
Depois, a Nirvana Deck, Diretora de Tecnologia para América do Sul, Boeing, Saint Louis, Missouri assumiu a mesa. Ela contou um pouquinho da história da Boeing, da vida dela, da opção que fez de ter filhos enquanto cursava a faculdade e como ela vê a mulher no mercado.
Era hora de dar tchau para Brasília, porque Manaus nos esperava. A Márcia e a Susan ( vai ter um post especial sobre a equipe de coordenação para vocês conhecerem melhor cada um deles) começaram a nos organizar para a viagem. Lanchamos e fomos para o aeroporto. Vocês imaginem quase 100 meninas em um aeroporto. Éramos atrações em todos os lugares rsrsrs E as pessoas do aeroporto, devido a camisa que estávamos do programa, insistiam em achar que íamos para Miami. Era engraçado. E no voo para Manaus conhecemos um aeromoço que quis brincar com a nossa cara e falou no rádio com o comandante que iríamos atrapalhar o voo. Mas, depois ele desmentiu tudo rsrsrsr
Chegamos em Manaus quase 11 hs da noite e a primeira impressão foi... Isso é assunto para o próximo post!
E aí? O que estão achando ? Comentem para que eu possa saber o que vocês estão pensando de toda essa experiência.
Puts, que legal! Você deve estar adorando tudo isso..
ResponderExcluirMinha irmã faz parte do programa Ciência Sem Fronteiras, ela está em Portugal estudando engenharia biomédica e adorando! Ela diz que é a melhor experiência da vida.
http://elasopensanisso.blogspot.com.br
Esses programas são maravilhosos e vale muito à pena!
Excluir